top of page

Um Olhar,
Pensamentos de Maria da Conceição Pinto da Rocha

Dezembro

Dia 1

"Durante a Novena da Imaculada Conceição, meditemos na Sua pureza em tudo. A Ela, toda bela e cheia de graça aos olhos do Verbo de Deus feito Homem, por amor dos homens supliquemos-Lhe que revista e adorne o nosso coração dessa virtude, por excelência grande e digna de tornar a alma morada da Santíssima Trindade."



Dia 2

"Estamos ainda na novena de Nossa Senhora. Ela nos deve preparar para a Novena do Menino Jesus que, como Salvador, desceu sobre as palhinhas de Belém, para nos ensinar a sermos pequeninos e desprendidos dos bens da terra. Num só pensamento de amor e imolação, numa só alma encostada á cruz, no olhar doce da Mãe de dor, eu a ofereço e entrego e dou e consagro a viver por Ela também, a Sua ternura e bondade para com as almas."

Dia 3

"Oh, Maria, refúgio dos pecadores, consoladora dos aflitos, olhai Senhora, para este mundo culpado e, pelo Vosso puríssimo Coração que ardeu em chamas de caridade pelos homens e ainda nos olhais misericordiosamente lá do Céu, lançai um olhar salvador sobre nós: pelo Vosso puríssimo Coração e dai-nos a paz."

​Dia 4

"Devemos consagrar este mês, com espírito de fé e amor, à Santíssima Virgem, Ela que nos ensinou, pela Sua vida Santíssima, a amar Nosso Senhor. Celebremos com reconhecimento a festa da Sua Imaculada Conceição, com uma novena fervorosa de orações e hinos de louvor e acções de graças pelos benefícios recebidos."

​Dia 5

"Peçamos a Nossa Senhora que nos ofereça no seu Coração Imaculado, ao Coração Sagrado de seu Filho e no seu Amor puríssimo, a seu Eterno Pai." 

 

​​​Dia  6

"Mãe Imaculada, dai-nos Jesus. E que Jesus se dê, por meio de nós aos homens de boa vontade, numa vida de Deus, pura e perfeita. Assim, se dê àqueles que vos não conhecem, nem amam."

​Dia 7

"Hoje, Rainha e Mãe de Deus, passam pelo seu olhar Puríssimo todos os irmãos do seu Divino Filho e Ela para todos se inclina com amor de Mãe, cheia de misericórdia."

Dia 8

"Ó Virgem Bendita, nossa Mãe Imaculada, diante de Quem se prostram os Vossos filhos e Vossos servos, dai a salvação ao Vosso povo, a paz ao mundo, toda a assistência à Santa Igreja e ao Soberano Pontífice. Em acção de graças por todos os favores recebidos, imploramos do Vosso Imaculado Coração uma bênção especial que não deixe que o nosso coração seja jamais separado do Vosso para sempre."

Dia 9
"Que Nossa Senhora nos ensine a humildade de que foi modelo e cada uma de nós, abraçada ao seu dever, caminhe com perseverança."

 

Dia 10

"Que o nosso coração ao se dobre em Belém ao dom de Deus, sem olharmos aos sacrifícios do caminho para lá chegarmos."

​Dia 11

"Peçamos o dom da fortaleza que nos ensina a Santíssima Virgem e São José em Belém e olhando para este exemplo vivo da nossa Fé, teremos coragem para caminhar para Deus através das dificuldades do caminho."

​Dia 12

"Os pastores, guiados pela estrela, também não pediram a esta que lhes encurtasse o caminho; abandonaram-se e seguiram-na, para nos mostrar que, do amor pronto e generoso, será capaz a alma de chegar muito longe."

​Dia 13

"O Pai dos Céus deu-nos o Seu amado Filho para ser contínua oblação da nossa vida, para merecermos a vida eterna pelo sacrifício e méritos do Seu preciosíssimo Sangue derramado, de contínuo oferecido sobre o altar de Deus."

​Dia 14

"O espírito que Nosso Senhor quer de nós é aquele que a Santa Igreja nos ensina e aconselha ser luz e verdade: como soldados de Cristo Senhor nosso, não só vivermos o Evangelho, amando-O, mas levando-O pelo exemplo a que seja conhecido e amado."

​Dia 15

"Caminhemos pela estrada que levou Nossa Senhora e São José a Belém, e esperemos a hora da nossa redenção. Imitemos a sua solidão bendita nos primeiros instantes de Belém."

​Dia 16

"Vamos todas ao presépio de Belém, ajoelhemos aos pés de Maria e contemplemos Jesus Menino."

​Dia 17

"Caminhemos pela estrada que levou Nossa Senhora e São José para Belém e esperemos a hora da nossa redenção."

​Dia 18

"Encontramo-nos próximos ao dia da nossa redenção, pois a vinda de Nosso Senhor é só para encher o mundo de esperança e de paz. Vem para nos salvar, amando-nos! Assim corresponda também a nossa vida ao fim para que viemos à terra: para amar e salvar a nossa alma e a dos nossos irmãos em Cristo Senhor nosso."

​Dia 19

"Que Nosso Senhor nasça em nossos corações, para a vida da fé, da esperança e do amor.”

​Dia 20

“Recolhamos o nosso espírito e preparemo-nos para a vinda de Jesus. Que as nossas ofertas sejam simples, mas sinceras.”

Dia 21

"O Menino Jesus se digne nascer no seu coração com novas graças de amor, de confiança e de abandono."

​Dia 22

"Preparemo-nos para acolher Jesus Cristo, purificando o nosso coração com uma oferta pura, digna d’Ele."

​

​Dia 23

"Desviemos o nosso olhar da terra e vivamos só da fé que levou os pastores a procurar só o Rei dos Reis"

​Dia 24

"Que a Infância de Jesus se imprima em nossos corações, para sermos dóceis à voz do Senhor"

​Dia 25

"Hoje que nasce em Belém o Divino Redentor, também nasce n'Ele com Ele, nos corações, a vida, o espírito da vocação, a Obra que é a Sua mesma vida naqueles que generosamente se Lhe ofereceram."

​Dia 26

"Com Ele nasceu sobre as palhinhas de Belém, para nos ensinar a sermos pequeninos e desprendidos dos bens da terra."

​Dia 27

"Com Maria, em Belém, elevemos o nosso pensamento para Deus e louvemos a Santíssima Trindade, por todos os Seus favores e dons recebidos."

​Dia 28

"Peçamos a Maria que nos apresente ao Divino Infante, como presente pobre sim, mas rico no desejo de O amar e servir."

​Dia 29

"Nasceu hoje para viver a vida oculta, esquecida e ignorada até ao dia que deve aparecer mais forte e vigorosa pela imolação e generosidade com que hoje, as almas em volta do Presépio, Lhe foram oferecer os presentes de amor que O acompanhará até ao fim dos séculos da cruz, e, lá no Céu a glória merecida para sempre prémio da generosidade d'hoje."

 

Dia 30

"Peçamos a Maria, junto do Presépio, que nos ensine a ver Deus nos homens e os homens em Deus."

Dia 31
"Quem levou a Santíssima Virgem e São José aos maiores sacrifícios foi o Divino Salvador e eles procuraram tudo para fazer a vontade do Pai dos Céus. Nós também devemos fazer a vontade de Deus que é que cada um Lhe dê conta dos talentos recebidos."

Página Inicial
bottom of page